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Segunda-feira, 29 de Outubro de 2007

Hidrogénio em Portugal

As células de combustível em Portugal ainda não passam de projectos de demonstração ou de investigação a nível dos Institutos de Investigação ou Departamentos universitários. Destacam-se neste panorama o INETI (Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial), o IST (Instituto Superior Técnico) o INEGI (Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial) e a faculdade de Engenharia do Porto.

De todos os projectos levados a cabo nestas instituições, a que tem mais relevância é o Projecto CUTE (Clean Urban Transport for Europe), cujo objectivo é desenvolver e demonstrar um sistema de transporte livre de emissões e com baixo ruído que, incluindo a respectiva infra-estrutura energética, tem um grande potencial para reduzir a emissão de gases de efeito de estufa, indo ao encontro dos compromissos do Protocolo de Quioto, melhorando a qualidade de vida em zonas densamente povoadas e conservando os recursos fósseis. 

Autocarro movido a Hidrogénio -  Fonte:  Projecto CUTE/IST


Para se atingir este objectivo haverá um total de 27 autocarros que circularão no Porto e que serão construídos pela EvoBus baseados no modelo Citaro da Mercedes Benz. A alimentação é constituída por uma pilha de combustível do tipo PEMFC com uma potência de 250 kW, que juntamente com o restante do sistema está montado no tecto do autocarro. O módulo de armazenamento consiste em 9 cilindros de 205 litros para uma capacidade total de 44 kg de hidrogénio a 350 bar.

Esquema do autocarro movido a Hidrogénio -  Fonte:  Projecto CUTE/IST

Para abastecer os autocarros, é necessário uma estação de alta pressão, operando a 450 bar, capaz de reabastecer o autocarro em cerca de 10 minutos. O hidrogénio é produzido na própria estação ou transportado para esta na forma líquida. A produção do hidrogénio tal como referido anteriormente é uma questão vital para que o impacte ambiental seja minimizado. As possibilidades variam desde a electrólise à reformação da gasolina, gás natural passando pelo metanol.

Obtenção de Hidrogénio  a partir do Gás Natural - Fonte: CUTE/IST   Obtenção de Hidrogénio a partir da Hídrica  - Fonte: CUTE/IST   Obtenção de Hidrogénio a partir do petróleo  - Fonte: CUTE/IST

Mais recentemente nasceu em Portugal a primeira empresa virada para a produção e comercialização de células de combustível. O seu nome é SRE (soluções Racionais de Energia) e acabou de lançar a “Lucis”, a primeira pilha de combustível nacional. A “Lucis não é mais que uma PEMFC, com a possibilidade de serem acopladas em unidades de quatro células, com um peso de 200 gramas. A prazo poderão substituir uma bateria convencional de seis quilos, abrindo as portas a uma multiplicidade de utilizações: carrinhos de golfe, iluminação para câmaras de vídeo, cadeiras para pessoas deficientes, veículos industriais eléctricos e um grande número de aplicações móveis. A autonomia de uma pilha de combustível deste tipo é de 60 horas, ao contrário das 10 horas de uma bateria tradicional.

Os projectos futuros da empresa passam pela comercialização da “lucis” e esperam adquirir o “know-how” suficiente para se lançarem nas tecnologias de alta temperatura para produção estacionária de energia. Esse know how poderá provir da central de hidrogénio que vai ser construída nos Açores, na Praia da Vitória

Fonte : http://www.energiasrenovaveis.com
sinto-me:
Escrito por odifuturo às 21:22

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5 comentários:
De BAAM a 2 de Novembro de 2007 às 16:32
Olá bom trabalho! Boa sorte para o concurso cidades criativas! passem pelo nosso blog e deixem sugestões. www.baam.blogs.sapo.pt
De nuno cruz a 11 de Julho de 2009 às 16:20
desculpem , MAs Projectos experimentais só se for nas vossas universidades onde supostamente s
o emcobrem e só ensinam o que lhes interessa .

O hidrogénio on demand ou em tanque esta ao mais alto nivel , podem importar qualquer sistema dos EUA , vejam e explorem http :/ hidrogenezero.webs.com
Querem o vosso carro gasolina andar 100% hidrogenio feito de agua ou querem apenas poupar com agua para hidrogenio falem comigo .
De nuno cruz a 29 de Abril de 2009 às 23:31
Os seus veículos podem poupar entre 10% a 50% com kits de hidrogenio a agua
sem deposito ,tambem existem sistemas 100% agua mas com deposito que é carregado
com uma maquina que que usa agua e é ligada á eletricidade para carregar
o deposito de hidrogenio. mas só os sistemas sem depositos é que saõ legais ,produzido na hora e
injectado na hora ondemand .
visite

http://hidrogeneozero.webs.com (copie e cole o link para barra de endereços do
seu browser para aceder)

e veja aqui os kits, para gasolina , gpl e camioes assim como acessórios .Os Kits sao simples de instalar em
cercade 10 minutos a 2 horas consoante a viatura e trazem manual de instruçoes .
Tenho instaladores experienciados ,mas qualquer mecanico ou electricista o instala .
Podera ver outros fabricantes que vende tambem peças a retalho para o sr. poder ser fabricante
em
http://water4gaz.webs.com (copie e cole o link para barra de endereços do seu browser para aceder) ,

onde poderá também fazer download dos livros de como fabricar , instalar, homologar
e ter acesso on line a uma comunidade que se cooresponde entre si ,os livros tem actualização
durante 2 anos visto ser uma tecnologia sempre em evolução, e em portugues .Veja tambem fabricante
retalhista de peças e acessórios para poder fabricar em :

http://water4gaz.webs.com/storecomplete.htm (copie e cole o link para barra de endereços
do seu browser para aceder)

Os sites tem uma caixinha da GOOLgle onde devera colocar Portugues se deseja ver o site em Português .

O hidrogenio tem 30 mil klj de energia por litro .
A gasolina topo de gama tem 11 mil klj de energia por litro .
O gasoleo tem topo de gama tem cerca de 9mil klj de energia por litro
o GPL tem 7800 klj de energia por litros .

Exemplo a mistura do hidrogenio com o gpl , a viatura fica com um combustivel
com 12 mil klj de energia por litro ,efeciencia superior á melhor gasolina normal só por si,
daí o aumento de binário e tambem motor mais limpo sem carbonização e emissão de gases muito perto de zero .

Sinceramente nuno cruz . 910417831 ligue gratis de vodafone extreme ou yorn extravaganza Msn : FILIPECRUZ28@HOTMAIL.COM
De catia correia a 7 de Junho de 2010 às 23:41
pelo menos citem a fonte de onde fizeram "copy-paste". Fica muito mal transcrever o texto tal e qual como esta no portal www.energiasrenovaveis.com e assinar como vosso... enfim!!
plagio é crime e eu nao devo ser a unica pessoa a conhecer o original deste texto.
evitem problemas. nao é vergonha nenhuma citar fontes, pelo contrario, só mostra que se perdeu (ou ganhou) tempo a fazer pesquisa..
De Ui a 20 de Abril de 2011 às 02:32
Fodasse n ves la a fonte caralho

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